tenho uma grande duvida a minha bebe faz 1 ano e vai mudar de leite. O pediatra diz que o melhor é mudar para o leite de vaca meio gordo ando um pouco confusa porque contraria tudo o que tenho ouvido falar independentemente de não gostar de leite, o que tenho ouvido dizer é que so deveria tomar tal leite apartir dos 3 anos qual a vossa opinião?
Resposta
Cara Fátima, o leite de vaca está contraindicado até aos 12 meses de idade por ser desiquilibrado, do ponto de vista nutricional, para o lactente:
- excesso de proteínas, gorduras saturadas e sódio
- défice em ácidos gordos essenciais, ferro, iodo, zinco, vit A,D,E,C e ácido fólico
A partir de 1 ano de vida o rim da criança já funciona em pleno, por isso, o excesso de proteínas não representa problemas, e como a sua alimentação já é variada o défice em alguns nutrientes também não é relevante.
As vantagens dos leites de crescimento ou de continuação em relação ao leite de vaca são o menor teor proteico, o que facilita a introdução de carne (mais proteinas) na alimentação e o maior teor em ferro, zinco, ácidos gordos essenciais e vitamina D. Contudo este tipo de leite tem, também, desvantagens:
- excesso de vitaminas e cálcio em crianças com alimentação equilibrada;
- a lactose é parcialmente substituida por dextrina-maltose, sacarose, frutose e mel, substâncias que conferem um paladar mais doce ao leite o que aumenta o risco de obesidade e cárie dentária;
- no meio da comunidade pediátrica a utilização destes leites mantém-se muito discutível.
A nossa opinião é que não tem qualquer problema em dar leite vaca meio gordo à sua bebé. Não tem que ser propriamente leite em espécie, pode ser na papa, nos iogurtes ou no queijo. O mais importante é a diversificação alimentar.
Esperamos que a informação fornecida tenha ajudado ao esclarecimento da sua dúvida.
Para mais alguma questão não hesite em contactar-nos.
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Pediatria - transição de leites
Posted by
admin
at
01:28
Labels: alimentação, Pediatria
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comments:
Enviar um comentário