quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Candidíase - existe prevenção?

Pretendo saber se a equinácia está indicada para o tratamento da candidiase e se é seguro tomar oleo de figado de bacalhau, pelo facto deste produto ser extraído do fígado dos peixes (toxinas). Carla


Resposta

O tratamento da candidíase geralmente é feito com antimicóticos como pomadas de uso local. Existem ainda alguns suplementos que podem ajudar a melhorar esta condição e diminuir a recorrência. É muito importante não só tratar as consequências mas também as causas da candidíase

A equinacea é uma planta, nativa da América do norte, à qual são atribuídas propriedades imuno-estimulantes que promovem os mecanismos de defesa do organismo.
Muitos médicos recomendam que pessoas com candidíase recorrente tomem medidas para melhorar seu sistema imunológico. A echinacea tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico e é muito usado por pessoas que tem infecções recorrentes. Num estudo, mulheres que tomaram echinacea tiveram uma queda de 43% na taxa recorrência da candidíase. Diabéticos e pessoas com doenças auto-imunes não devem fazer uso de equinacea.

Outros suplementos podem ajudar como coadjuvantes no tratamento:
Estudos mostram que a vitamina C é uma boa aliada contra a candidíase. Pesquisas revelaram que ela pode ajudar de duas formas. Primeiro porque ela fortalece o sistema imunológico. Com isso o organismo consegue lidar melhor com infecções, especialmente as oportunistas como é o caso da candida que se aproveita de um sistema imunológico fraco.Além disso, a vitamina C ajuda a regular a acidez da vagina. O re-estabelecimento da acidez vaginal favorece o crescimento de lactobacilos que combatem a candida. A dose normal é de 1 grama por dia.

Filipe

0 comments: