Iniciei o tratamento com Protelos. Das 28 saquetas, consumi ate à data 15. Suspendi quando tive conhecimento da notícia através dos «Media». Questiono quais as consequências? Eduarda
Resposta
O medicamento Protelos continua a ser seguro. A entidade responsável pelo Vigilância dos medicamentos a nível europeu (EMEA) fez uma recomendação que fosse incluída no folheto informativo, vulgo bula, uma reacção adversa que não estava descrita. Essa reacção consistia em alergia e vermelhidão espalhada pelo corpo que se o tratamento não for interrompido resulta em problemas graves até morte. Se lhe aparecer esses sinais suspender de imediato o tratamento. Neste momento estão mais de meio milhao de mulheres a tomar Protelos. Ocorreram duas mortes pois após o aparecimento destes sinais não foi suspendido o tratamento.
Mais algum esclarecimento, estamos à disposição.
Filipe
terça-feira, 27 de novembro de 2007
É seguro tomar protelos?
Posted by
admin
at
11:05
0
comments
Labels: Osteoporose
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Calmantes e comprimidos para dormir são todos de prescrição médica?
boa tarde! gostaria de saber se é possivel comprar calmantes ou qualquer tipo de comprimidos para dormir sem prescrição médica. obrigada. Sara
Resposta
Os calmante ou comprimidos para dormir que está a referir são todos de Receita Médica Obrigatória, ou seja somente com prescrição médica podem ser adquiridos na sua farmácia.
Existem alguns medicamentos de venda livre que têm o efeito que fala, à base de produtos naturais ou homeopáticos. Lembre-se que todo e qualquer medicamento deve ser usado de forma racional principalmente desta classe que falamos pois podem causar habituação.
Peça sempre conselhos aos seu médico ou farmacêutico.
Esperando ter ajudado a esclarecer a sua questão, esteja à vontade para nos contactar sempre que necessário
Filipe
Posted by
admin
at
09:34
0
comments
Labels: Perturbações do sono
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Vacina contra o cancro do cólo do útero durante a gravidez
Dei a primeira vacina contra o cancro do colon do utero à pouco tempo e gostava de saber se se por acaso ficar à espera de bebé se a vacina tem alguns efeitos sobre o desenvolvimento do bebé, ou seja, se há alguma probabilidade de o bebé nascer com deficiências. Teresa
Resposta
Não foram realizados estudos específicos com a vacina em mulheres grávidas. No entanto, os estudos realizados em animais não revelaram quaisquer efeitos prejudiciais directos ou indirectos no que diz respeito à gravidez, desenvolvimento embrionário/fetal, parto ou desenvolvimento pós-natal.
Os dados relativos à administração da vacina durante a gravidez não revelaram qualquer sinal preocupante em termos de segurança. Contudo, estes dados são insuficientes para recomendar a utilização da vacina durante a gravidez. Deste modo, a vacinação deveria ter sido adiada até terminar a gravidez.
Se desconfia ter engravidado após a toma da vacina convém que confirme se está realmente grávida, poderá fazê-lo na sua farmácia com a 1ª urina da manhã, ou em casa, comprando o teste disponível na farmácia. Se a gravidez se confirmar deverá consultar o seu médico e mencionar a toma da vacina.
Esperamos que a sua dúvida tenha sido esclarecida, qualquer questão adicional não hesite em colocá-la. Agradecemos o seu contacto.
Rui
Posted by
admin
at
12:53
0
comments
Labels: Cancro do colo do útero
domingo, 18 de novembro de 2007
Varenicilina - Pode um doente com Hepatite C tomar este medicamento?
Varenicilina - Pode um doente com Hepatite C tomar este medicamento? J.R.
Resposta
A Varenicilina é um medicamento não nicotínico que é utilizado para o ajudar a parar de fumar.
Apesar deste medicamento não ser eliminado pelo fígado, e como tal, poder estar indicado para doentes com compromisso hepático, devido à possibilidade de estar a tomar alguma medicação que possa ter interacções com o medicamento em questão, sugerimos que fale com o seu médico ou farmacêutico para que lhe possam esclarecer esta questão.
Não se esqueça que é um medicamento sujeito a receita médica, e como tal deverá ser o seu médico a indicar se é indicado para si.
Esperamos que a sua dúvida tenha sido esclarecida, qualquer questão adicional não hesite em colocá-la. Agradecemos o seu contacto.
Rui Borges (Farmacêutico)
Posted by
admin
at
14:55
0
comments
Labels: Deixar de fumar
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Pílula - Interacção com outros medicamentos (2)
Tomo a pilula Y (Drospirenona + Etinilestradiol) agora tenho que tomar um antibiótico (Azitromicina 500 mg) e um anti-inflamatório (Ibuprofeno) será que interfere com a pilula? Nícia.
Resposta
Cara Nícia, nenhum dos medicamentos que referiu relatam interacção com a pílula, por isso, o seu efeito não é diminuido. De qualquer forma, o antibiótico Azitromicina pode causar, raramente, efeitos secundários como distúrbios gastrointestinais - náuseas,vómitos e diarreia - se vomitar 3 a 4 horas após a toma dum comprimido ou se tiver diarreia intensa, a situação é similar ao esquecimento de um comprimido.
Assim que possível deve tomar outro comprimido dentro das 12 horas do horário em que costuma tomar a pílula. Se forem ultrapassadas as 12 horas, deve seguir o conselho descrito em "se esquecer de tomar Yasmin" do folheto informativo da sua pílula.
Esperamos que a sua dúvida tenha sido esclarecida, qualquer questão adicional não hesite em colocá-la. Agradecemos o seu contacto.
Margarida
Posted by
admin
at
20:20
0
comments
Labels: Contracepção
Suplemento vitamínico pode causar amenorreia?
Gostaria de saber quais os efeitos secundários do suplemento vitamínico Dumovital, nomeadamente se pode causar amenorreia. Como não tem folheto informativo e há uns tempos atrás tomei um suplemento que causou esse efeito e já não me lembro se é o Dumovital, gostaria que me elucidassem, p.f. Diana.
Resposta
Cara Diana, não se conhecem efeitos indesejáveis causados por suplementos vitamínicos como o Dumovital, quando tomados nas doses recomendadas. Se a amenorreia persistir, a sua causa deve ser investigada, por isso deve dirigir-se ao seu médico. Esperamos que a sua dúvida tenha sido esclarecida, qualquer questão adicional não hesite em colocá-la. Agradecemos o seu contacto.
Amenorréia significa ausência de menstruação.
Pode ser classificada em primária ou secundária. A Amenorréia primária é aquela que ocorre de forma esporádica, enquanto que a amenorréia secundária é a ausência de menstruação por um período maior do que 3 meses em mulheres que anteriormente já apresentaram ciclos menstruais normais.
Fonte: wikipedia
Margarida
Posted by
admin
at
19:58
0
comments
Labels: Suplementos Alimentares
Vacina contra o cancro do cólo do útero - Até que idade?
Gostaria de saber se apesar de ter 24 anos e já ter iniciado a minha vida sexual posso tomar a vacina contra o cancro do colo do útero. Gostaria também de saber se os medicamentos habitualmente usados para combater a rinite alérgica e asma retiram a eficácia à pílula, para além dos antibióticos. Andreia
Resposta
Cara Andreia, a vacina contra o cancro do cólo do útero está indicada em mulheres entre os 16 e os 26 anos de idade. De qualquer maneira deve consultar o seu médico de família ou, preferencialmente, o seu ginecologista.
Dado que nenhuma vacina é 100% eficaz e que pode não proporcionar protecção contra tipos de HPV (Papilomavírus Humano) não presentes na vacina ou contra infecções pelo HPV existentes, o rastreio do cancro do colo do útero mantém-se criticamente importante.
Em relação aos medicamentos que utiliza para a asma e rinite alérgia, em príncipio não terão qualquer interacção com a pílula, ou seja não diminuiem a sua eficácia, mas só poderemos dar-lhe uma resposta com toda a segurança se nos enviar o nome exacto desses medicamentos para analisarmos as possíveis interacções.
Esperamos que a sua dúvida tenha sido esclarecida, qualquer questão adicional não hesite em colocá-la. Agradecemos o seu contacto.
Margarida
Posted by
admin
at
19:54
0
comments
Labels: Cancro do colo do útero
Candidíase - existe prevenção?
Pretendo saber se a equinácia está indicada para o tratamento da candidiase e se é seguro tomar oleo de figado de bacalhau, pelo facto deste produto ser extraído do fígado dos peixes (toxinas). Carla
Resposta
O tratamento da candidíase geralmente é feito com antimicóticos como pomadas de uso local. Existem ainda alguns suplementos que podem ajudar a melhorar esta condição e diminuir a recorrência. É muito importante não só tratar as consequências mas também as causas da candidíase
A equinacea é uma planta, nativa da América do norte, à qual são atribuídas propriedades imuno-estimulantes que promovem os mecanismos de defesa do organismo.
Muitos médicos recomendam que pessoas com candidíase recorrente tomem medidas para melhorar seu sistema imunológico. A echinacea tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico e é muito usado por pessoas que tem infecções recorrentes. Num estudo, mulheres que tomaram echinacea tiveram uma queda de 43% na taxa recorrência da candidíase. Diabéticos e pessoas com doenças auto-imunes não devem fazer uso de equinacea.
Outros suplementos podem ajudar como coadjuvantes no tratamento:
Estudos mostram que a vitamina C é uma boa aliada contra a candidíase. Pesquisas revelaram que ela pode ajudar de duas formas. Primeiro porque ela fortalece o sistema imunológico. Com isso o organismo consegue lidar melhor com infecções, especialmente as oportunistas como é o caso da candida que se aproveita de um sistema imunológico fraco.Além disso, a vitamina C ajuda a regular a acidez da vagina. O re-estabelecimento da acidez vaginal favorece o crescimento de lactobacilos que combatem a candida. A dose normal é de 1 grama por dia.
Filipe
Posted by
admin
at
09:54
0
comments
Labels: candidíase
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Interacção medicamentosa
Gostaria de saber se o medicamente Sporanox reage com a pílula Yasmin, visto
que os efeitos secundários do primeiro incluem alterações na menstruação e
tonturas e estou a passar por esses efeitos. Devo começar a tomar a pílula
mesmo sem a menstruação ter ocorrido? Sandra
Resposta
O itraconazol (princípio activo do medicamento que referiu) não interfere com o seu contraceptivo oral. As tonturas e alterações da menstruação que refere, são efeitos secundários mencionados como muito raros nas características do medicamento contendo itroconazol. Se este medicamento for de terapêutica prolongada e essas reacções adversas se mantiverem deve consultar o seu médico.
No entanto, deve continuar a tomar a sua pílula anticonceptional mesmo sem lhe ter aparecido hemorragia de privação. Deve também utilizar outro método contraceptico durante este próximo ciclo.
Sempre que lhe for prescrito um novo medicamento, deve informar o seu médico e/ou farmacêutico sobre a utilização do contraceptivo, pois existem vários medicamentos que podem interagir com a sua pílula e por isso diminuirem o seu efeito. Esperamos que a sua dúvida tenha sido esclarecida, qualquer questão adicional não hesite em colocá-la.
Posted by
admin
at
19:08
0
comments
Labels: Contracepção